Informações dentro da comunidade do Bitcoin e que mais se parecem com lendas urbanas afirmam que Satoshi Nakamoto tem uma fortuna em Bitcoin espalhadas em carteiras antigas e sem uso por todos estes anos.

Uma nova notícia no mercado informa que uma transação atípica foi efetuada de uma antiga carteira de bitcoins levantou a pergunta: Satoshi Nakamoto está por trás da transação misteriosa?

A comunidade acredita que Satoshi Nakamoto está por trás da transação misteriosa

A transação misteriosa

O Whale Alert, perfil no Twitter que monitora grandes movimentações de Bitcoin, indicou a transação de 40 BTC de uma carteira inativa desde 9 de fevereiro 2009. Esta carteira continha 50 BTC ganhados da mineração do bloco 3654, que ocorreu cerca de um mês depois da mineração do bloco Gênesis. Nesta época o Bitcoin era muito pouco conhecido e tinha poucos mineradores, o que reforça ainda mais a suspeita de Satoshi Nakamoto estar por trás da transação misteriosa.

Será mesmo Satoshi Nakamoto?

Para os negacionistas, dois pontos relevantes indicam o contrário: o primeiro diz respeito a privacidade e o segundo ao padrão de mineração.

Os 40 BTC da antiga carteira foram transferidos para uma nova carteira dentro da Coinbase, maior Exchange de criptomoedas dos Estados Unidos. A exchange exige documentação para identificação de seus clientes (KYC). Ou seja, a Coinbase sabe quem recebeu esses 40 BTC. Será um parente, um amigo, ou o próprio Satoshi? Os negacionistas apontam para o excelente trabalho que Satoshi Nakamoto vem fazendo desde o surgimento do Bitcoin para se manter anônimo. Será que ele cometeria um ato falho a ponto de criar suspeitas sobre sua real identidade?

O segundo ponto levantado pelos negacionistas está relacionado ao padrão de mineração de Satoshi observado pela comunidade. @noshitcoin, indivíduo famoso do mundo cripto e colaborador dos portais CoinTelegraph e do Portal do Bitcoin, postou um Tweet onde rechaça a ideia de a carteira ser de Satoshi, fazendo uma análise dos padrões de minerações desempenhados por Satoshi e outros mineradores naquela época.

Verdade ou não, Satoshi Nakamoto, mesmo anônimo, consegue movimentar uma legião de pessoas e assunto em torno dele. E o Alterbank se inclui nessa, nós adoramos uma boa história. Fique ligado em nosso blog, sempre temos algo novo pra falar.

Esse texto pode atualizado a qualquer momento com mais informações sobre esta história.