No primeiro semestre de 2020, o Real desvalorizou 35,6% ante o Dólar. Já imaginou um cenário em que pudesse proteger seu patrimônio da desvalorização do Real? Melhor, um cenário que essa proteção pudesse ser feita de forma simples, rápida e sem sair de casa? Já existe essa solução no Alterbank em parceria com a Bitpreço.

Proteja-se da desvalorização do Real
Agora você pode ter e guardar USDT

Porque o Dólar valorizou tanto?

O Câmbio é influenciado por dezenas de fatores como: balança comercial, movimentações do Banco Central (Swap), entre outros. No entanto, focando no atual cenário de calamidade sanitária que o país está vivendo, a grande desvalorização do Real se deve em grande parte à fuga massiva de dólares do país. Menos Dólares no mercado o torna escasso e caro. Essa fuga repentina pode ser explicada por 3 principais fatores que se potencializaram recentemente:

Juros

A SELIC vem numa sequência de renovações de mínimas históricas. O Juros baixo cessa o fluxo de carry trade, que é a entrada de dólares no país por investidores que lucram com a diferença de juros (spread) entre a origem do dinheiro que pegaram emprestado e os rendimentos adquiridos no Brasil. Com ganhos pequenos, não é interessante trazer dólares para o mercado financeiro brasileiro.

Risco Brasil

A pandemia inverteu a tendência de melhora da economia, nos colocando em uma profunda crise, elevando o risco de calote do governo. Risco alto exige altos prêmios, com juros baixos, o ganho não compensa o risco para os investidores externos.

Política

A economia trabalha com expectativas e precifica no presente projeções do futuro. Historicamente, a política Brasileira é o principal agente influenciador das expectativas econômicas devido sua instabilidade. Projeções ruins afastam ainda mais os investidores e seus dólares.

Consequências

A principal consequência imediata do derretimento do Real é a diminuição do poder de comprar do brasileiro no mercado externo. Isso resulta em bens duráveis e de consumo mais caros. Eletrônicos, carros e qualquer outro produto que use insumos importados serão afetados, inclusive o pão francês!

Deste modo, a opção de atrelar parte do seu patrimônio ao Dólar passa ser vantajosa, sendo possível proteger seu poder de comprar. Os bens encareceram, mas parte do seu patrimônio também se valorizou perante o Real.

Até pouco tempo, tentar se proteger da desvalorização do real comprando Dólar, significava ir a uma casa de câmbio e ter dinheiro em espécie dentro de casa, o que não é nada seguro. No entanto, com o Alterbank e a Bitpreço você pode facilmente adquirir o Tether (USDT) a stablecoin lastreada em Dólar. Podendo manter facilmente uma reserva de valor segura em Dólar.

O que e Tether (USDT)?

O USD Tether é uma criptomoeda lastreada em dólar com valor fixado em 1 para 1. Ou seja, para cada Tether circulando no mercado existe 1 dólar depositado em um banco. Desta maneira, o Tether ou USDT se comporta como Dólar digital, carregando consigo o poder de compra do Dólar, mas não necessariamente sendo o Dólar padrão.

Aplicações

Não é recomendado se expor excessivamente a variações cambiais. Porém uma pequena exposição para um fim específico pode ser muito útil. Veja alguns exemplos:

  • Pretende fazer uma viagem, mas tem medo de saber o melhor momento de comprar dólar em espécie. Compre pequenas quantias de USDT e faça um preço médio melhor.
  • Pretende comprar algum bem que é fortemente influenciando pelo Dólar como vídeo games e notebooks? Junto o dinheiro em USDT e se proteja da inflação do produto, ocasionado pela variação cambial.
  • Tem um pequeno negócio e compra insumos atrelados ao Dólar, como a farinha que uma Padaria utiliza para fazer pães? Tenha uma pequena reserva em dólar para amortecer eventuais aumentos de custo de fabricação.

O exemplos são diversos, porém sempre é recomendado fazer pequenos aportes e para fins específicos somente. E aí? Se interessou por mais essa nova funcionalidade entre Alterbank e Bitpreço? Não perca tempo, abra sua conta e comece a se expor a variação do Dólar. Se você já tem conta nas duas empresas, não deixei de conferir o super tutorial para comprar USDT