Agora que já sabemos o que é o Bitcoin e suas possibilidades de uso, vamos aprender com um passo a passo para começar a comprar Bitcoins.

Por onde começar a comprar Bitcoin?

Entender por onde começar a comprar a criptomoeda é muito importante para realizar operações seguras. Você vai perceber a importância de instituições confiáveis e bem estabelecidas e o impacto delas nas suas transações de compras e armazenamento de criptomoedas.

Comprar Bitcoins tem sido uma atividade comum e estimulada no mercado financeiro no ano de 2020. Isso ocorreu porque o Bitcoin apresentou uma trajetória de valorização invejável, comparado a outras opções de investimentos e comparado com o desempenho de outras moedas, como o Real.

Isso mesmo, enquanto o Real apresentou uma desvalorização de 37%, sendo a moeda que mais desvalorizou no mundo, a criptomoeda apresentou valorização de quase 36% desde o começo do ano. Ou seja, comprar Bitcoins tem sido uma opção muito interessante e rentável.

Antes de realizar seu investimento, estude a criptomoeda e a criptoeconomia. Entenda seu perfil de investidor, conheça suas opções de investimento e a quantidade de dinheiro que pretende investir.

Se você pretende utilizar a criptomoeda para atividades cotidianas, procure uma instituição confiável e bem estabelecida para armazenar seu Bitcoin de forma segura.

O Alterbank pode te ajudar com isso e ainda te oferecer inúmeros serviços que te permitem utilizar o Bitcoin para pagar contas, realizar recargas no celular e fazer compras em supermercados, por exemplo.

Conhecimento neste momento é fundamental para utilizar a criptomoeda da melhor forma e não cair em armadilhas e golpes.

Já sabemos então por que comprar Bitcoins. Agora vamos entender a parte prática deste processo. Como começar a comprar e como funciona essa operação?

Como funciona a compra de bitcoins?

Quando você compra o Bitcoin você está tendo acesso a uma mercadoria física que pode ser utilizada como um token. Você pode utilizar este token como uma moeda de fato, para que seja aceita como o Real e para isso você precisa de uma instituição que permita realizar este tipo de operação.

Você também pode comprar o Bitcoin e segurá-lo por mais tempo, estando menos vulnerável às flutuações do mercado. Desta forma, a preocupação está mais nos ganhos de longo prazo possibilitados pelos processos de valorização da criptomoeda, aqui vista mais como um investimento do que um meio de pagamento.

Ao comprar Bitcoins você garante maior controle sobre seu dinheiro e seus ‘tokens’ e pode escolher a melhor forma de usar este ativo, decidindo segurá-lo por mais tempo, utilizá-lo no dia-a-dia ou realizar operações diárias se aproveitando da sua volatilidade.

Onde comprar?

Você pode adquirir Bitcoins de três formas.

A primeira delas é minerar. Para isso é necessário ser proprietário de uma máquina que realize os testes computacionais que validam transações da criptomoeda e são recompensados com Bitcoins a cada bloco minerado. No entanto, esta atividade no Brasil é muito cara por conta do custo com eletricidade.

A segunda opção é realizar um cadastro em uma corretora ou exchange para trocar moedas como Real ou Dólar por Bitcoins e este é um dos melhores lugares para começar. Este serviço também é fornecido pelo Alterbank, por exemplo.

Utilizar uma exchange ou uma instituição reconhecida no mercado vai ajudar a garantir que seu dinheiro esteja sempre protegido.

A terceira opção seria as transações de peer-to-peer (P2P), também conhecido como ponta-a-ponta. Nesta modalidade, é possível negociar diretamente com uma pessoa e trocar seu dinheiro por Bitcoin.

Enquanto a transação em uma exchange possui mais segurança, na modalidade P2P não existe nenhuma garantia de que a pessoa enviará Bitcoins após receber o dinheiro, porém é uma alternativa anônima e pode ser mais barata.

Segurança para armazenar sua criptomoeda

Uma vez com seus Bitcoins, preocupe-se com a segurança do seu dinheiro. Armazene suas criptomoedas em instituições confiáveis e transparentes: em exchanges que você conheça e confie, ou em instituições como o Alterbank, que oferecem uma carteira extremamente segura, por exemplo.

Por isso tire suas dúvidas sobre a segurança das operações, sobre as tarifas implementadas, sobre as opções de carteiras e a reputação da instituição que você escolheu.

As transações em cripto são irreversíveis e pseudo anônimas, por isso priorizar a segurança é fundamental para não ser pego de surpresa por hackers.

A forma mais segura de guardar seus Bitcoins é em uma carteira, a chamada wallet. As carteiras permitem que você guarde, receba ou realize pagamentos em Bitcoin, são mais seguras e podem ser mantidas offline.

Aqui no Alterbank você consegue comprar Bitcoins de forma rápida e segura, e ainda oferecemos os meios para usá-los e para armazená-los. Agora que você já sabe o que é o Bitcoin e ainda interessado em entrar no mundo da criptoeconomia, vamos começar? Abra já sua conta do Alterbank!