Entenda os termos e os conceitos relacionados às criptomoedas para realizar investimentos mais seguros e usar seus criptoativos no dia a dia. A criptoeconomia está cada vez mais atraindo a atenção de investidores e se estabelecendo como uma alternativa rentável às operações no mercado financeiro.

Para possuir mais segurança na hora de investir, é importante conhecer os termos e os conceitos mais utilizados no universo cripto. Pode parecer complexo, mas vamos revisar cada um desses conceitos neste glossário dos bitcoins para garantir que investidores se sintam mais confiantes e que possam aproveitar tudo que as criptomoedas podem oferecer.  Vamos lá!

Glossário de Criptomoedas

Altcoin

É o nome dado às moedas virtuais que surgiram após a criação do Bitcoin. Exemplos delas são: Litecoin, Dogecoin, etc. 

Ativos Digitais

Este termo é utilizado para se referir a qualquer cripto ou token. Também é possível encontrar variações como ‘criptoativos’ ou apenas ativos. 

Baleia

O termo baleia se refere às pessoas que possuem grandes quantidades de criptomoedas. Os movimentos e transações realizados pelas ‘baleias’ podem influenciar e condicionar o mercado quando compram ou vendem seus ativos.

Bear

Bear é como chamam os investidores que possuem percepção mais pessimista em relação a recuperação do mercado. Por conta disso, o Bear vende suas moedas antes que fiquem mais desvalorizados.

Bitcoin (BTC)

O Bitcoin é uma moeda virtual que foi criada em 2008. Sua principal característica é ser completamente descentralizada, possibilitando que transações sejam realizadas sem intermediários. 

Blockchain

Blockchain é a forma como funciona um banco de dados virtual no qual ficam registradas de forma pública todas as informações ou dados sobre um processo específico. 

O Blockchain é uma tecnologia de registros que foca na descentralização como forma de se manter segura, ou seja, não precisa de intermediários para rodar. Não é possível alterar dados registrados e seu sistema é considerado seguro justamente porque todos os computadores possuem acesso aos dados de todas as transações.

Bull

Bull é o contrário de Bear, ou seja, são os investidores que acreditam no aumento no preço de um ativo. Este investidor compra a moeda quando seu preço está baixo para lucrar quando o ativo valorizar.

Criptomoeda

É o termo dado a todas as moedas virtuais, assim como o Bitcoin, que usam a criptografia para garantir segurança  e para preservar as informações dos seus investidores e usuários. 

Dump

Este é o termo utilizado para se referir a uma queda brusca na cotação de uma criptomoeda.

Exchange

Exchange são as chamadas corretoras de criptomoedas. São as instituições licenciadas onde se é possível comprar, vendar e transacionar as moedas digitais.

Fiat

Fiat se refere ao dinheiro fiduciário, todo aquele que não é criptomoeda. Ou seja, o Dólar, o Euro, o Real, etc. 

Fomo

Este termo é muito utilizado por investidores e significa Fear Of Missing Out, ou medo de perder uma oportunidade. Normalmente está relacionada ao receio de perder uma janela de investimento que poderia gerar lucro.

Halving

Halving é o evento que reduz em 50% a recompensa dada aos mineradores pelo seu trabalho de minerar bitcoins. Esse fenômeno possui grande impacto sobre o valor da criptomoeda.

Hash

Hash é o número de transações que foram realizadas em um bloco. O Hash é representado por letras e números e é tido como uma impressão digital de cada bloco minerado.

Hold (também visto como Hodl)

Este termo se refere ao ato de segurar e guardar a criptomoeda.

Liquidez

Liquidez é a capacidade de se comprar ou vender ativos com maior ou menos facilidade. 

Mineração/Minerador/Minerar

A mineração, ou o ato de minerar, é o processo de gerar novos bitcoins ao resolver problemas criptográficos com um computador ou hardware específico. Este ato é realizado por um minerador.

Pool

Pool é uma coleção de mineradores que se juntam para minerar coletivamente um bloco, e depois dividem o retorno desta recompensa entre si. O objetivo desta ação é encontrar uma maneira mais rápida de resolver um problema matemático e garantir a recompensa em criptomoeda.

Satoshi

Satoshi é a menor fração de um Bitcoin (0,00000001 btc).

Satoshi Nakamoto

É o nome pseudônimo do criador do Bitcoin.

Scam – Scamcoin

Scam são os golpes aplicados por sites que oferecem propostas de ganho financeiro rápido para se aproveitar de pessoas. A Scamcoin é uma altcoin criada com o objetivo de aplicar golpes em seus usuários e enriquecer seus desenvolvedores.

Stablecoin

Stablecoins são criptomoedas criadas para minimizar a volatilidade do seu preço e para isso são pareadas a outro ativo estável ou à uma cesta de ativos. Com este lastro, as stablecoin se tornam ativos mais estáveis. 

Taxa de Transação (transaction fee/ mining fee)

Esta é uma taxa paga aos mineradores para que uma transação ocorra.

Token

Token é a representação de um ativo, podendo representar a porcentagem de uma empresa (como uma ação), ou pode mesmo ser utilizado como dinheiro dentro de uma plataforma.

Trade

Trade são as operações de compra e venda de criptomoedas aproveitando a volatilidade do mercado e do próprio ativo.

Volatilidade

Volatilidade é o meio de medir as variações do valor de uma moeda. Quanto maior for a sua variação de valor em um curto período de tempo, maior é sua volatilidade. Esta é uma das principais características das criptomoedas. 

Wallet (Carteira)

Wallet são carteiras utilizadas para guardar criptomoedas. Com elas é possível transacionar as cripto, consultar os saldos virtuais e realizar transações no dia a dia. 

Compreender e revisar os conceitos e as expressões mais comuns no mundo cripto é fundamental para realizar os investimentos e entrar nesse mercado de forma mais confiante. 

São diversas as formas de aprender sobre as criptomoedas, também podendo participar palestras e debates sobre o tema. O Alterbank além de oferecer diversos materiais sobre a criptoeconomia, e promover conversas sobre o tema,  também pode te ajudar a utilizar suas criptomoedas com nossos serviços e nossa conta digital.

 E se você ainda não tem uma conta Alterbank, agora é a hora!