O cenário atual está nos fazendo questionar cada vez mais como realizar investimentos seguros e ganhar dinheiro com a crise. É fato que já vimos dias melhores em termos de investimento no Brasil e no mundo, e as perspectivas não são muito animadoras com as crises política, sanitária e econômica.

Enquanto alguns investimentos tradicionais não estão apresentando um retorno promissor, o Bitcoin está se destacando como alternativa segura e rentável de investimento neste período e mostra que sim, é possível faturar no mercado de bitcoin em 2020.

Antes de começar, precisamos levantar alguns pontos importantes que devem ser considerados antes de realizarmos investimentos na criptoeconomia. É preciso atenção, planejamento e conhecimento para que o investimento seja realizado de forma adequada e inteligente. 

Vale lembrar também que este é um período em que diversas opções de investimento aparecem prometendo enriquecimento rápido ou fórmulas mágicas para enriquecer do dia para a noite. Para não cair em armadilhas, é preciso realizar suas operações em instituições confiáveis, seguras e transparentes.

No Alterbank, você pode abrir uma conta digital, comprar e vender bitcoins e armazenar seus investimentos em criptomoedas em uma carteira que garante proteção e segurança aos seus ativos. 

Por que investir em bitcoins em momentos de crise?

Cenários de crise econômica nem sempre afetam todos da mesma forma. Este tem sido o caso da performance do bitcoin durante a crise atual. 

Apesar de apresentar algumas oscilações no seu valor e não sair ileso pela crise de liquidez aguda que afeta o mercado financeiro, a criptomoeda está trilhando uma trajetória muito promissora desde o começo de 2020. 

As criptomoedas são observadas como uma boa alternativa de investimento porque não são controladas por nenhum governo ou instituição financeira. Ou seja, elas estão alheias às interferências governamentais, e à políticas monetárias controversas. Além disso, o bitcoin possui uma postura mais deflacionária, já que a quantidade de criptoativo disponível no mercado diminui ao logo do tempo, e isso melhora sua performance.

Além disso, a volatilidade do preço do bitcoin também é um ponto de destaque. Isso porque a grande volatilidade da moeda, quando bem utilizada, oferece ótimas oportunidades para quem está pronto, e aprendeu o suficiente para explorá-las.

Todos esses atributos, e o histórico de sucesso recente do bitcoin neste ano chamam a atenção do investidor, mas demandam diversos cuidados, tanto com relação às possibilidades de golpes que comentamos, quanto com relação aos riscos e alternativas para minimizá-los riscos – ou aprender a contorná-los. 

Como ganhar dinheiro com o bitcoin?

Uma vez com bitcoins, quais são as opções de investimento e quais os riscos presentes em cada uma delas?

Existem duas alternativas: o investidor pode tanto comprar a criptomoeda e esperar valorizar (o chamado Buy and Hold) ou pode utilizar as oscilações que comentamos do preço da moeda e comprar barato e vender caro (o chamado Trading). 

Características do Buy and Hold

O Buy and Hold é a operação de comprar criptomoedas, neste caso o próprio bitcoin, e manter este ativo até que seu valor real cresça. 

Nós fizemos uma análise interessante sobre as estratégias de investimento em bitcoin, que demonstrou a possibilidade de retorno de 36% do bitcoin desde janeiro de 2020, até dia 18 de maio. 

Essa operação pode não resultar em alto retorno instantâneo, mas sua valorização ainda é impressionante. Ou seja, ao identificar de forma correta o momento de comprar e manter, o retorno sobre investimento pode ser surpreendente após a crise acabar e o mercado se recuperar. 

Para segurar e armazenar seu bitcoin durante esse investimento, é importante garantir que sua carteira é segura e seus investimentos estão bem protegidos para aguardar o momento ideal de venda.

Day trading

Alguns consultores de investimento apontam que a instabilidade é um dos maiores problemas da criptomoeda. No entanto, com o conhecimento necessário, esta característica pode se traduzir justamente em uma grande oportunidade de retorno. 

A volatilidade é uma das principais características do bitcoin e é a grande vantagem para este tipo de investimento.

No espaço temporal de um dia, as variações do bitcoin são de em média 5%. Nossa análise mostrou uma valorização diária de 14,17% no dia 13 de março deste ano.  

Usuários estão construindo carteiras diversas e recebendo ótimos retornos ao simplesmente comprar a moeda em seu momento de baixa e vender a moeda no momento de alta em um curto espaço de tempo.

Se um investidor realizasse uma estratégia de Day Trading perfeita, a partir de análise e intuição invejáveis, e pudesse comprar bitcoins sempre no menor valor diário e vendê-los no pico de valorização, calculamos que seu retorno nos primeiros 140 dias do ano seria de impressionantes 239,33%. Claro, que este é um cenário hipotético, mas podemos perceber um potencial enorme nessas operações.

Entrar neste tipo de operação também pede muito conhecimento dos processos de valorização e desvalorização diária da criptomoeda. Ou seja, este método pode sim ser o mais lucrativo, mas também é o que possui maior possibilidade de risco e sem o conhecimento adequado, o investidor pode ficar pior do que quando começou.

A criptomoeda está conquistando os mercados e investidores e demonstrando que pode ser porto seguro, e rentável, durante a crise e ainda tem um grande potencial de crescimento. 

Seja qual for o método escolhido, deu pra perceber que conhecimento e confiança nas instituições em que for realizar a operação de compra e venda de bitcoins, e de armazenamento dos seus investimentos é fundamental.

O Alterbank está aqui para te ajudar a entender melhor esse mundo da criptoeconomia de forma simples e ainda te oferece diversos outros serviços para realizar seus investimentos e para usar as criptomoedas e os retornos do seu investimento no dia a dia.