As criptomoedas estão despertando o interesse de investidores dispostos a correr riscos. O caráter oscilatório dela mostra um grande potencial para de desenvolvimento de estratégias de day trade, principalmente com o bitcoin.

O que é Day trade?

O day trade é uma operação financeira que visa negociar a moeda em prazos curtos, em que a posição do investidor não se mantém por mais de algumas horas no dia. Já sabemos que o valor do Bitcoin é determinado com base na oferta e procura da moeda em nível global, estando suscetível a especulação. A volatilidade é uma de suas principais características, conferindo maior risco, mas permitindo justamente altos ganhos em seus investimentos. No espaço temporal de um dia, por exemplo, as variações são de em média 5%.

As operações de day trade com Bitcoin ocorrem de forma similar às transações de compra e venda de moedas ou ao mercado de ações. Este tipo de modalidade ocorre nas exchanges, plataformas online que servem tanto como local da operação, como orientam seus usuários dos melhores momento de compra/venda. Quando o valor do ativo é determinado pelos investidores, a troca ocorre de forma anônima – apenas a exchange possui as informações da transação.

O resultado de boas transações de trade dependem das metas estabelecidas pelo próprio investidor. Como as posições podem oscilar em questão de minutos, a tomada de decisão precisa estar clara de acordo com pontos de risco, liquidez e rentabilidade. A liquidez do Bitcoin nesta operação é determinada pela quantidade de negociantes cadastrados em uma exchange, por exemplo, resultando em maior volume de negociação e maior facilidade de utilização e/ou conversão do ativo em moeda comum. Já os pontos de risco e rentabilidade variam de acordo com o perfil do investidor, sendo que nas operações citadas essa medida costuma ser inversamente proporcional.

Comportamento do Bitcoin

Desde o início do ano, o Bitcoin valorizou 36%, passando de U$ 7.212,7 no dia 1º de janeiro para U$ 9.729,9 em 18 de maio. No entanto, o que queremos avaliar são suas variações diárias, que permitem justamente os ganhos dos day traders. As possibilidades de perdas existem, mas as chances de ganho também são altas.


No gráfico acima podemos observar a trajetória da cotação do BTC/USD durante o período de janeiro a maio de 2020. Dos 140 dias analisados, o bitcoin entregou valorização em 76 deles. A valorização diária mais alta aconteceu em 13/03, com 14,17%. Já a desvalorização mais expressiva ocorreu no dia imediatamente anterior, 12/03, com 38,18%.

O Bitcoin e sua conexão com o mundo

O Bitcoin está suscetível aos abalos no mundo físico, a pandemia da Covid-19 e os temores de seu impacto no mundo surtiu efeito imediato na criptomoeda, onde registrou-se uma desvalorização acumulada de 51,78%.

Por outro lado, sabemos que o bitcoin é imune a interferências governamentais e embora sofra efeitos de crises econômicas, não corre o risco de ter seu valor corroído por emissão desenfreada no longo prazo. Risco, este, que as moedas fiat estão totalmente expostos, pois a emissão de grande volume de dinheiro tem sido tratada como principal estratégia para recuperação econômica no período pós-pandemia.

Prova desta imunidade a governos está na capacidade de rápida recuperação do seu valor após os impactos iniciais da Covid-19 no mundo. Mesmo com a queda abrupta de início de março, o Bitcoin, aliado a proximidade do Halving, teve força para retomar seu valor anterior de forma muito rápida, valorizando 74,39% nos dias seguintes. Esta capacidade não é vista em outras moedas, neste mesmo período o Real desvalorizou perante o Dólar 36,51% no mesmo período.

A estratégia de Day Trade perfeita

Diante dos relatos do parágrafo anterior, fica claro a incrível capacidade elástica de oscilação de preço que o Bitcoin possui. Então, o quanto essa característica pode impulsionar os ganhos de estratégias de day trade com o uso de Bitcoin?

Para mostrar este potencial, criamos um cenário hipotético. E se um trader, com análises e faro perfeitos pudesse comprar e vender bitcoin diariamente sempre nos momentos mais propícios, ou seja, comprar sempre na no menor valor diário e vender no maior valor diário. Neste cenário hipotético, o investidor haveria conseguido uma rentabilidade de 239,33% nos 140 primeiros dias do ano, assustador não?

 É claro que esse é um cenário extremamente hipotético, conseguir uma taxa de acerto de 100% em day trades é praticamente impossível. A taxa real de acerto em ordens de day traders fica entre 50% – 60%, para os investidores mais maduros.

Mesmo com esse cenário extremo, alguns pontos ainda se apresentam relevantes, o caráter oscilatório do bitcoin permite janelas de investimentos de day trade com iguais ou maiores rendimentos que as tradicionais ações de bolsas de valores. Para aproveitar esse comportamento, estude o momento certo de comprar e vender, análise gráficos e suas tendências e sempre compre e venda em exchanges com grande liquidez, para que as ordens de compra e venda possam ser realizadas rapidamente.

Aqui no Alterbank as ordens de compra e venda de Bitcoin são sempre realizadas instantaneamente. Se você não abriu sua conta, não perca tempo, tenha a conta digital que une criptoeconomia com o mundo real!